Pular para o conteúdo
Início » Shampoo para cabelo oleoso: Os 5 melhores

Shampoo para cabelo oleoso: Os 5 melhores

Shampoo para cabelo oleoso. Para cabelos oleosos, é recomendado usar um shampoo formulado especificamente para esse tipo de cabelo. Esses shampoos geralmente contêm ingredientes que ajudam a remover o excesso de oleosidade do couro cabeludo e dos fios, sem ressecar ou danificar os cabelos.

Aqui estão algumas características que você pode procurar em um shampoo para cabelo oleoso: “controle de oleosidade” ou “para cabelos oleosos“, procure, portanto, por shampoos que mencionem essas palavras no rótulo, pois eles são projetados para combater o problema da oleosidade excessiva.

Shampoo para cabelo oleoso

Quais os melhores shampoos para cabelos oleosos

É importante lembrar que a definição de “melhor” pode variar dependendo da preferência pessoal e das necessidades específicas de cada indivíduo. No entanto, vou mencionar alguns shampoos populares e bem avaliados que são frequentemente recomendados para cabelos oleosos:

1 – Shampoo Neutrogena T/Gel

Embora seja conhecido principalmente como um produto anticaspa, é um Shampoo para cabelo oleoso que muitas pessoas com cabelos oleosos relatam benefícios ao usar esse produto, graças à sua fórmula eficaz na remoção de óleo e resíduos do couro cabeludo.

Shampoo Neutrogena T/Gel

Neutrogena T-Gel Shampoo Cabelos Oleosos é ideal para a limpeza dos cabelos oleosos e com caspa. Com ácido salicílico, Neutrogena T-Gel Shampoo Cabelos Oleosos proporciona uma limpeza eficaz e reduz a caspa.

Neutrogena T-Gel Shampoo Cabelos Oleosos é anticaspa, indicado para a limpeza dos cabelos oleosos.

  • Alivia os sintomas associados à caspa oleosa
  • Elimina a caspa desde a primeira aplicação
  • Regula o excesso de sebo
  • Acalma a coceira
  • Perfume suave
  • O couro cabeludo fica mais saudável e os cabelos mais soltos e limpos

2 – Shampoo Truss Equilibrium

Shampoo para cabelo oleoso Truss Equilibrium é indicado para cabelos mistos a oleosos. Truss Equilibrium Shampoo atua no couro cabeludo para regular o excesso de oleosidade da raiz. Truss Equilibrium Shampoo previne o ressecamento e o enfraquecimento prematuro das pontas ao equilibrar a umidade natural dos fios. Com ele, você se livra da oleosidade excessiva enquanto mantém as pontas saudáveis e bonitas.

Shampoo Truss Equilibrium

3 – Shampoo L’Oréal Paris Elseve Hydra-Detox Anti-Oleosidade

Com essência verde: para um efeito detox, purifica o couro cabeludo e a fibra, ação antioleosidade e sensação refrescante cabelos com toque limpo. Com essência de alga azul: poderosa alga que hidrata do comprimento às pontas com uma carga ideal de hidratação para este tipo de cabelo, devolvendo a fluidez e movimento natural.

Shampoo L'Oréal Paris Elseve Hydra-Detox Anti-Oleosidade

Shampoo para cabelo oleoso Truss Equilibrium deixa os seus cabelos limpos, hidratados e com sensação de frescor.

4 – Shampoo Antioleosidade Vichy Dercos Purificante

O Shampoo Antioleosidade Vichy Dercos Purificante é um shampoo para cabelo oleoso que limpa profundamente o couro cabeludo e controla a oleosidade dos fios, proporcionando sensação de frescor e limpeza. Os cabelos ficam mais limpos e saudáveis. Indicado para couro cabeludo e cabelos oleosos.

Shampoo Antioleosidade Vichy Dercos Purificante

5 – Shampoo Phytoervas Controle de Oleosidade Gengibre

O Shampoo Phytoervas Controle de Oleosidade Gengibre é um shampoo para cabelo oleoso que limpa com suavidade o couro cabeludo e ajuda a controlar a oleosidade, portanto, é indicado para cabelos com oleosidade excessiva.

  • Livre de sal, corantes, parabenos e sulfato.
  • Limpa suavemente o couro cabeludo e controla a oleosidade.
  • Não resseca os fios.
  • Rico em nutrientes integrais + gengibre.
Shampoo Phytoervas Controle de Oleosidade Gengibre - Shampoo para cabelo oleoso

O que faz o cabelo ficar oleoso?

O cabelo fica oleoso devido à produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Sebo é um óleo natural produzido pelo nosso corpo para proteger a pele e os cabelos, mantendo-os hidratados e saudáveis. No entanto, quando há uma produção excessiva de sebo, o cabelo pode ficar com um aspecto gorduroso e pesado.

Alguns fatores podem contribuir para o aumento da oleosidade no cabelo. A quantidade de sebo produzida pelo couro cabeludo pode ser influenciada pela genética de uma pessoa. Algumas pessoas têm glândulas sebáceas naturalmente mais ativas e, portanto, cabelos mais oleosos.

Hormônios deixam o cabelo oleoso?

Sim, os hormônios podem desempenhar um papel significativo no aumento da oleosidade do cabelo. Durante diferentes fases da vida e em certas condições médicas, as mudanças hormonais podem afetar a produção de sebo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo e, portanto, resultar em cabelos mais oleosos. Alguns períodos em que as alterações hormonais podem ser mais proeminentes incluem a puberdade.

Durante a puberdade, há um aumento geral da atividade hormonal, incluindo os hormônios sexuais, como os andrógenos (como a testosterona). Os andrógenos podem estimular as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo, o que pode levar a cabelos mais oleosos. 

Cortisol devido ao estresse deixa a raiz mais oleosa

As preocupações de todo dia com o trabalho e outras circunstâncias, juntamente com a ansiedade, pode deixar a raiz dos cabelos mais oleosa do que o normal, pois em situações estressantes o organismo libera o hormônio cortisol, causando como consequência que as glândulas sebáceas produtoras de sebo produzem mais óleo.

Como lavar o cabelo oleoso?

Lavar o cabelo oleoso requer uma abordagem cuidadosa para remover o excesso de sebo e resíduos do couro cabeludo, sem estimular ainda mais a produção de óleo. Aqui estão algumas dicas sobre como lavar o cabelo oleoso:

1 – Escolha o shampoo certo

Opte por um shampoo específico para cabelos oleosos. Procure por produtos que alcancem palavras como “controle de oleosidade” ou “para cabelos oleosos” no rótulo. 

2 – Evite lavar o cabelo com água quente

Lavar os cabelos com água quente remove em excesso a oleosidade do cabelo e o efeito inverso pode acontecer, os fios produzem ainda mais sebo, compensando assim a perda da oleosidade, sendo assim, na hora de lavar os cabelos procure lavar com água fria ou morna e evite a água quente.

3 – Use o condicionador apenas no comprimento dos fios capilares e nas pontas

Quem tem cabelo oleoso pode usar o creme condicionador, mas apenas uma pequena quantidade aplicada somente no comprimento dos fios e nas pontas, evitando assim que o creme condicionador atinja a raiz dos fios capilares.

4 – Remova o excesso residual do condicionador no enxágue dos fios capilares

Verifique também se removeu todo o creme condicionador aplicado no comprimento e nas pontas antes de sair do banho, pois caso o excesso residual do produto não seja retirado pode aumentar a oleosidade dos cabelos. Quem tem o cabelo curto pode até evitar o uso do creme condicionador.